quinta-feira, 7 de julho de 2011

Atividade I: Entrevista com um professor

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I
GESTÃO DOS PROJETOS E ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – GEAD
CURSO: MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
PROFESSOR: ANTONIO CARLOS DE ALMEIDA GOUVEIA FILHO
G: 8                        POLO: ITABERABA
COMPONENTES: ANA EMÍLIA LEÃO SANTOS DALTRO
                               EDNA DA SILVA MELO
                               ITAMAR JOSÉ PIMENTEL FILHO
                               MARIVAN AMORIM MOURA SAMAPIO PEIXOTO

PROFESSORA ENTREVISTADA: MAGNA LÚCIA  DA  REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ITABERABA-BA


PERGUNTAS:

1)  Pergunta: O que entende por tecnologia?

Resposta: Tudo aquilo que serve para o homem utilizar como instrumento fabricado a fim de um determinado objetivo. É produzido para servir de suporte ao trabalho humano, divertimento, etc.
    No caso da tecnologia educativa, podemos citar os suportes didáticos como a TV, o vídeo, micro-sister, DVD, internet, computador, entre outros, usados nas aulas, aliados na mediação pedagógica.

2) Pergunta:  Qual a contribuição da tecnologia na sua atuação como profissional da educação?

Resposta: Gosto de utilizar músicas para sensibilização, antes de um texto ou durante uma reflexão crítica para contextualizar um assunto, além de um vídeo com o auxílio da TV pendrive, instalada pela secretaria do estado em cada sala de aula. Creio que essas tecnologias de som e imagem pode despertar interesse nos alunos, ligando-os, ainda, às suas vivências fora da escola.


3) Pergunta:  De que maneira o uso das tecnologias na sala de aula poderia contribuir para a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e médio?
Resposta: Na medida em que, entre o real e o imaginário, apesar de não serem estas as únicas funções das leituras audiovisuais, as tecnologias educativas como vídeo educativo, filmes, internet e músicas normalmente possam propiciar a interatividade e despertar nos jovens a afetividade e a emoção.

4) Pergunta: De que modo as tecnologias educativas poderiam auxiliar na apresentação de conteúdos de diversas disciplinas?

Resposta: Preparar aulas a partir de material audiovisual como um filme ou vídeos, ou simplesmente uma música ou apresentação com o retroprojetor poderia transformar os conteúdos em algo mais próximo aos alunos. Além disso, a mediação do professor aliada a outros meios como o vídeo, a televisão, a internet entre outros seriam estratégias valiosas às aulas de leitura, por exemplo, tanto em português, disciplina que leciono, como em outras disciplinas, uma vez que o prazer do jovem está intimamente ligado à descoberta e, consequentemente ao aprendizado, ao conhecimento.

5) Pergunta: Você considera importante o professor utilizar tecnologias como estratégias de ensino em suas aulas?
   
   Resposta: Sim, apesar de muitas dificuldades e entraves encontrados pelos educadores no sentido de deparare-se muitas vezes com a escassez de recursos tecnológicos como: computadores disponíveis em salas adequadas, televisores e aparelhos de DVD e TV entre outros. Contudo, mediar informação e buscar condições de trabalhar com material de apoio tecnológico é algo muito importante para o aprimoramento da educação nesse milênio.

6) Pergunta: Qual a importância das tecnologias educativas na inserção do jovem na sociedade atual?

    Resposta: O homem precisa estar sempre aprendendo e buscando desafios. Sabemos que, no mundo de hoje, é necessário que nós educadores, além de nos prepararmos para as mudanças culturais, históricas, sócio-culturais e tecnológicas que ocorrem a todo instante, estejamos preparados para inserir os nossos alunos de frente com essas transformações.


7) Pergunta: Com relação às essas a que se referem, quais seriam os maiores desafios na educação a partir do uso de material tecnológico?

    Resposta: Creio que a tentativa de intertextualidade dos conteúdos nem sempre consegue aproximar os alunos da sociedade deste novo milênio. A escola se coloca distante da realidade do aluno na maioria das vezes e, aquilo que eles vêem nos filmes, na internet ou nas ruas acaba ficando mais atrativo. É peculiar trazer esse universo para a escola, a música, filme para reflexão, e intertextualização da com um vídeo da Internet, etc.

8) Pergunta: Para você, através da TV e do vídeo, pode haver combinação e interligação de diferentes linguagens-imagens, músicas, escritas, que facilitam a interação?
   
    Resposta: Percebe-se que as imagens visuais e auditivas são experiências sensoriais  possibilitadas por intermédio das linguagens audivisuais, visto que sua linguagem estimula a emoção, os desejos, as fantasias e a percepção através dos sentidos.

9) Pergunta: Você considera relevante o trabalho desenvolvido com instrumentos tecnológicos mesmo quando há dificuldades do manuseio destes por grande parte dos profissionais de educação?

     Resposta: Experimentar, avaliar e experimentar novamente é a chave para a inovação e a mudança desejada e necessária. Nesse sentido, o fato de vivermos uma época de grandes desafios no ensino focado na aprendizagem, pode valer a pena pesquisar novos caminhos de integração do humano e do tecnológico; do sensorial, emocional, racional e do ético; do presencial e do virtual; de integração da escola, do trabalho. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário